terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Dani não é mais o mesmo...

... e a culpa é toda minha! Sim, mas antes de contar os pormenores dessa história quase trágica, preciso deixar aqui uma nota sócio-política-cultural: Aqui na Noruega, o governo deve garantir que todos os cidadãos tenham condições de ter uma vida confortável. Por isso, todos devem ter um salário que não lhes deixe faltar o básico para sua sobrevivência, não importando sua ocupação ou nível de educação. Por isso, serviços aqui são relativamente caros, se comparados aos preços de produtos manufaturados. Por exemplo, o barbeiro mais barato que encontramos por aqui custa cerca de NOK200 (R$70,00), enquanto uma máquina de cortar cabelo pode custar uma média de NOK400 (R$130,00). Por mim, não vejo problema em gastar NOK200 uma ou duas vezes por ano, mas o Dani ficou muito incomodado com a ideia de ter que gastar isso a cada 20 dias, principalmente ao pensar que com este valor ele pode fazer uma média com a patroa e levá-la pra jantar num restaurante bacaninha.
Sendo assim, compramos a tal máquina e é claro que eu, que nunca nem tinha pego em tal ferramenta, fiquei encarregada de operá-la. Diante de minha hesitação, o Dani disse "È simples, eu te mostro como o barbeiro faz. É só escolher o pente que corta no comprimento que a gente quer, e ir passando a máquina. A esposa de um cara lá da facu corta o cabelo dele, sem problemas."
Depois de ler o manual de instruções, que não me ajudou em nada, fomos realizar a tarefa. O Dani escolheu o pente (entre 6 opções) que ele achou ser o mais adequado pro comprimento que ele queria, e me instruiu "Passa reto, de baixo pra cima, sem fazer a curva da cabeça, pois o topo tem que ser acertado depois" Ah tá! Fácil. Fui aos poucos, com o ajuste de comprimento mais longo, e fui diminuindo aos poucos, pra não fazer besteira. Depois de um tempo, estava mais confortável e confiante. Foi quando ele disse "Agora temos que ver como você vai fazer o topo, porque meu cabelo é f#*% de cortar". E eu pensei "Como assim?? Há 15 minutos atrás era fácil, agora é f#*%????" Mas mantive a classe e prossegui. Até que tudo estava indo bem, lentamente, mas bem. Foi quando decidimos passar aquele primeiro pente na lateral novamente (depois de já ter usado uns 3), pra acertar, e aí dar os retoques finais. E eu pensei "Hum... o primeiro pente foi o de corte mais curto, então é só eu tirar esse e passar a máquina". Pois é, não era só isso. O que eu passei nele só não foi máquina zero porque o aparelho não tem essa opção.
Com aquele buraco perto da orelha, não teve opção, senão igualar tudo. Fiquei me desculpando o restante do tempo, enquanto ele tentava disfarçar a cara de pânico.
No final, não ficou tão ruim assim. Pior ficou o banheiro e as nossas roupas, com fios de cabelo em todas as frestas.
E é assim que lhes apresento o novo Daniel de Almeida Fernandes:

ANTES

DEPOIS

De volta, mais uma vez

Voltei, depois de sumir de novo. Várias coisinhas pra contar, e as contarei segundo a memória mandar. Sigam-nos os bons.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

1 mês

Estava esquecendo de deixar registrado: Hoje, dia 16, faz 1 mês que estamos aqui.
Opiniões? A qualidade de vida aqui parece ser prioridade. As pessoas são gentis (não necessariamente educadas), apesar de mais frias que os brasileiros. As pessoas têm palavra, ninguém parece falar nada da boca pra fora.
So far so good, tirando a saudade dos que ficaram.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Dotes culinários

Pois é. Como boa dona de casa que estou descobrindo ser, agora eu lavo, passo e cozinho. E o que eu mais gosto é da parte do cozinho.
Nestes 15 dias,já rolou escondidinho, sopa, frango com legumes ao estilo chinês, saladas variadas, mas o mais esperado finalmente já faz parte do cardápio: o famoso bacalhau norueguês:

Acompanhado de arroz branco e brócolis no alho.

Receita de mamis, passada pelo skype...rs
Outro momento muito esperado pelo marido era o feijão. Achei aqui um feijão vermelho (acho que no Brasil ele é chamado de roxinho, mas isso não importa) e tomei coragem de cozinhá-lo SEM PANELA DE PRESSÃO. E não é que deu certo?? Mesmo sem a (in)dispensável folhinha de louro no tempero. Grão molinho, tempero gostoso, caldinho grosso... hummmm

E o salmão grelhado, então? Só faltou na foto o molhinho de mostarda
    É isso aí. Avisem minha sogra que o menino tá passando bem, muito bem alimentado..rs

domingo, 12 de setembro de 2010

Aniversário?

Ah...hoje é nosso aniversário (ou como disse minha mãe, mês-sário) de casamento. 3 meses!! Vamos comemorar indo jantar fora (e comendo o prato do dia, que é mais barato, óbvio! rs

Videos

Atendendo a pedidos, videos de nossas moradas nórdicas até o momento.
Quando chegamos, ficamos num hotelzinho. Eles chamam de hotel-apartment. Dá uma olhada:


Aí, depois de 2 semanas de muito tentar, conseguimos alugar um apartamento para chamar de nosso. Parafraseando o Dani, realizamos o sonho da casa própria. E a nossa senhoria é uma fofa. No vídeo dá pra ver a flor, o cartão e os chocolates que ela deixou para nós, assim como a primeira compra para o ap novo: balde e produtos de limpeza





E depois de uma semana, olha só que cara de casa nossa casa já tem:

sábado, 4 de setembro de 2010

CASA!!

Conseguimos alugar um apto.!!!
Por isso a falta de noticias, queridos seguidores.
Estamos atrás de apetrechos para uma vida mais decente, inclusive de um adaptador pra fonte do meu computador..rs Depender só da bateria não dá.
Depois posto todas as novidades com calma.
Obs. Adoro a Ikea!! Pra quem não conhece, não sabe o que está perdendo. http://www.ikea.com/