Mostrando postagens com marcador NTNU. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador NTNU. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

De volta - resumo da semana

Só porque estava feliz de estar com o blog atualizado, a internet resolveu não funcionar direito no fim de semana e azedou tudo... Mas vamos então ao resumo da semana escandinava:
Segunda feira fomos à Polícia, resolver nossas coisas no Dpto. de Imigração. Chegamos lá umas 9:10, pois os trabalhos começam às 9:00. Surpresa: como outros serviços começam às 8:00, as senhas pro atendimento da Imigração já haviam se esgotado. Ah tá! Mais uma vez: ainda bem que avisam a gente antes. Fomos tomar café, o Dani foi pra Faculdade, eu fiquei de ir comprar umas coisas e acabei batendo perna o dia inteiro. Achei uma lojinhas bem legais, já dei uma olhada nos preços das coisas que a gente vai precisar comprar pra quando achar um apto. por aqui. Falando nisso, aquele que a gente visitou não rolou. Mas tudo bem, faz parte...
Terça fomos à Polícia de novo. Dessa vez chegamos às 8:00 e conseguimos. A documentação do Dani estava toda lá. A minha ainda não tinha chegado, mas no sistema estava tudo certo. Aliás, acho que não contei ainda: meu visto de residência e trabalho foi concedido dia 17, um dia depois de nossa chegada, e na sexta, dia 20, os papéis chegaram lá em casa, em São Paulo. Mas nem precisei apresentar os papéis, que neste momento estão em algum lugar do mundo vindo pra cá via Sedex (VALEU, MÃE!). Todas as informações estavam no sistema, então não tive problemas (OBA!). De lá, fomos para o Dpt. de Saúde ou, como eu gosto de chamar, o Posto de Saúde...rs. Isso é obrigatório para os imigrantes. Temos que fazer teste para tuberculose. Na verdade, só eu precisei fazer um teste de pele, em que eles injetam uma substância (subcutânea) pra ver se há alguma reação. Voltei hoje, depois de 3 dias, e deu negativo. Agora preciso ir ao hospital tirar uma chapa do pulmão. Como o Dani não precisou "tomar injeção", ele foi terça feira mesmo no hospital. Depois nos encontramos pra visitar mais um apto. Muito fofo, mas o proprietario vai dar preferência aos membros de uma tal associação que eles tem por aqui. Então esse não vai rolar mesmo. Depois, fomos ao nosso primeiro compromisso social nórdico. Fomos tomar um café na casa de uma mestranda que o Dani conheceu na faculdade. Ela e o marido estudam na NTNU, e em 2008 eles passaram uma temporada no Rio estudando na UFRJ, e ela fala um português bem bonitinho. O casal é super fofo. Ela fez bolo de maçã, pãezinhos, chá, café. Eles nos mostraram umas músicas de artistas noruegueses, nos deram várias dicas de lugares, nos ensinaram a falar algumas coisas. Adoramos, e parece que fizemos nossos primeiros amigos noruegueses... Ah, e na volta pra casa ainda pegamos nosso primeiro onibus nórdico. E não é que ele passou no ponto exatamente às 10:23, como marcado? Primeiro mundo é outra história.. rs
Na quarta fui ao supermercado e olha o que eu achei:

Não são lindas?
 Mas são um pouco sem graça, devo confessar. Ainda prefiro os morangos. À noite, fomos jantar em um pub, considerado o melhor pub da cidade: http://www.dengodenabo.com/ O site tá todo em noruguês, mas é só pra vocês sentirem o clima do lugar. E antes que alguém faça brincadeirinhas como o nome, como a gente, que diz que é o pub do nabo, "Den Gode Nabo" quer dizer "O Bom Vizinho". É aquele que tem um salão em cima d'água, do post anterior. Nos sentimos na Inglaterra, pois era dia de futebol, e o time da cidade, o Rosenborg, está na Eurocopa (acho), e tava todo mundo vidrado na TV!! E ainda por cima, comemos fish and chips, que é tradicional da Inglaterra. Fora que o pub está instalado num dos antigos armazéns da cidade, que deve ter sido construído há uns 500 anos, todo de madeira. Depois passamos num 7-Eleven pra comer um chocolate e tomar um café. Este é ou não é um mundo globalizado?? :) 
Quinta feira o Dani teve sua primeira aula oficial na Faculdade. Não é lindo?? ;) Tudo bem que ele errou o campus, teve que sair correndo de um campus pro outro pra não chegar atrasado, mas deu tudo certo. E apesar da matéria ter começado de um ponto que ele já manja, ele tá assustado com o que está por vir... Mas também, quem quer virar Doutor não pode ter moleza, né mermo? À noite fomos jantar num restaurante indiano. E comemos arroz... que delícia. Faltou o feijão, mas não ia combinar com  peixe ao curry...rs. Nunca achei que diria isso, mas não vejo a hora de arranjarmos um apto. pra eu poder fazer uma comidinha de casa: arroz, feijão, saladinha, bife acebolado...
E todos esses dias visitando apartamentos, esperando respostas, etc. etc.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Quinta, 19 de janeiro de 2010 - Polícia, farmácia, Pça da Republica

Acordamos cedo pra irmos à Polícia, no Dept. de Imigração. Chegamos lá, e... surpresa! O Dept. está fechado esta semana. Legal!!! Fica pra segunda. O problema é que quanto mais isso demorar, mais vai demorar pra podermos ter uma conta no banco, pra formalizar a situação do Dani na Faculdade, etc.
Esse é o prédio da polícia. Dá pra ler lá em cima? Politi

Fomos então pra Faculdade, pois o Asgeir, orientador do Dani, pediu pra ele passar lá, se desse. Pra eles começarem a conversar sobre o curso. Fomos por um caminho diferente, pra conhecer, e achamos um outro prédio da Faculdade de Tecnologia Marinha:
Notem o mastro
Conheci o tal orientador,finamente, e ele é muito gente boa. Tava bem ocupado, então a visita foi rápida. Fomos apresentados às pessoas, o Dani já ganhou a chave da salinha onde ele vai ficar com uns outros alunos, já falou com o cara de TI pra ver que tipo de computador ele vai precisar...essas coisas.
Na volta, o Dani reclamou de dor de estômago. Será que foi por ter tomado mais de 1 litro de água com gás que a gente comprou achando que era sem? Chegamos em casa, e eu saí, mapinha na mão, para procurar uma farmácia. Achei, pedi em inglês um anti-ácido, sem problemas. E descobri que essa farmácia fica numa praçona que parece a Pça da Répública. Tem uma feirinha em que se vende bugignga, roupa, bijuteria, e uma outra em que os produtores vendem legumes e morangos. Adivinhem o que eu não resisti?

Não são lindos? E deliciosos também. Acho que todas as coisas de morango do mundo são feitos com eles. Sabe aquele cheiro e gostinho de danoninho, de fruitella, gelatina de morango, etc. etc? Igual. E esse é só um pouquinho. A caixa é grande, mas eu resolvi comer só uma parte, pra durar mais. Quem guarda tem, não é?
Mas voltando ao marido doente, cheguei em casa, e aquele remédio não era anti-ácido. Era anti-inflamatório. E dos fortes. Ainda bem que o Dani passou parte da adolescência trabalhando em farmácia, então ele conhece os ativos mais usados.
Voltamos pra tentar trocar o remédio. Levamos a nota, explicamos tudo, e a mulher trocou, sem problemas, sem crises. As pessoas aqui confiam umas nas outras, porque ninguém tenta sacanear o outro. Igualzinho ao Brasil...
Queria mostrar a praça pro Dani, e acabamos num bar, ao ar livre, tomando um chope norueguês, chamado Dahls,  com os locais suando felizes debaixo do sol. O Dani adorou o chope, claro. Eu achei amargo pra caramba e pedi uma 7-Up (adoro!!)
Passeamos um pouquinho, e voltamos pra casa.