quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Aluguel

Já fez 1 mês, e eu ainda não contei como foi a história do aluguel do apartamento. Aqui vai:
Desde o dia 16 de agosto, quando chegamos aqui, minha ocupação principal era procurar apartamentos para alugar, e marcar visitas com os proprietários, que depois de conhecer todos os interessados, decidem, por sei lá que critérios, pra quem alugar.
Na segunda-feira, dia 30/08, tínhamos uma visita marcada ao meio dia, e uma às 7 da noite. Essas visitas são coletivas. Os proprietários marcam e anunciam no site onde o apartamento está anunciado, ou por email para os interessados (pelo menos nossas experiencias foram assim). Houve casos em que contamos mais de 10 interessados em uma visita. E encontrávamos as mesmas pessoas em várias visitas, era até engraçado.
Naquela manhã, decidi dar mais uma procurada nos sites, e achei um anúncio que havia sido postado minutos antes. Era de um apartamento no centro, que era o local de nossa preferência, e estava dentro da faixa de preço que podíamos pagar. A visita já estava marcada para aquele mesmo dia, das 14:00 às 18:00. Marquei no meu caderninho, e saímos. O roteiro seria: visitar o primeiro apartamento, almoçar alguma coisa, decidir a que horas visitar o outro ap (isso ia depender do andamento das outras coisas), visitar o das 19:00, e depois jantar no Egon (pra quem não leu um dos primeiros posts: http://www.egon.no/), pois segunda era dia de buffet de pizza e salada (estilo coma até morrer) por um precinho jóia. Nesse dia o Dani ia estudar em casa, não ia pra facu.
O apartamento que visitamos ao meio-dia era horrível. Sujo, porco, velho, com um monte de fio solto, que o marido engenheiro elétrico condenou até a morte. Saímos de lá 12:10, bem mais cedo do que esperávamos, já que o apartamento era ruim, e então resolvemos ir até uma escola que oferece aulas de norueguês, pois o atendimento aos interessados era toda segunda, até às 13:00. Chegando a 2 quadras da escola, tínhamos ainda meia hora para não perdermos o horário de atendimento. Foi quando encontramos um outro brasileiro que estuda na NTNU também. Fui apresentada, e começamos a conversar. A conversa se estendeu e quando finalmente chegamos à escola, já era 12:55. Tinha tanta gente lá pra ser atendida, que resolvi não esperar, deixando iso para a semana seguinte. Almoçamos lá na lanchonetezinha da escola mesmo, e então resolvemos visitar logo o outro apartamento às 14:00, para o Dani poder aproveitar melhor a tarde e estudar até a outra visita das 19:00. Chegamos uns cinco minutinhos adiantados, e quando subimos até o apartamento fomos recebidos por um meninão, que explicou q iria pra Escócia fazer o mestrado dali a 2 dias, e o apartamento era dos pais, que decidiram alugar, porque não tinham consigo vendê-lo. O pai, que mora em outra cidade, chegaria por volta das 17:00, pra decidir logo pra quem ele ia alugar, e que os primeiros a chegarem teriam preferência. Não preciso dizer que nos enchemos de esperança, né? Ficamos uma meia hora lá, e ninguém mais apareceu nesse período.
Voltamos pra casa, e havia uma coisa que nos afligia: não sabíamos se poderíamos assinar um contrato de aluguel, pois ainda não tínhamos nosso "RG" norueguês, que havia sido pedido pouquíssimos dias atrás, e demoraria por volta de 3 semanas. Mas isso não contamos pra ninguém.
Voltamos pro hotel, e um pouco antes das 17:00 o meninão me manda um e-mail dizendo que o pai dele tinha chegado, e queria nos conhecer. Pulamos da cadeira, nos trocamos, me penteei, maquiei, perfumei. Chegando lá, ele já tinha um contrato padrão, comprado na papelaria, e depois e 5 minutos de conversa, este contrato estava sendo informalmente traduzido para nós, e preenchido com os detalhes do apartamento. Combinamos então que faríamos o dépósito no banco (condição indispensável), e quarta-feira dia 1 nos encontraríamos com a mãe do meninão lá no apartamento mesmo com o comprovante de depósito e do pagamento do aluguel do primeiro mês. Ela nos daria a chave, e pronto! Mais que felizes, nem fomos ver o outro apartamento, e fomos jantar pizza e salada, o que virou nosso jantar de comemoração:

Contrato
Quarta-feira fomos ao banco fazer o depósito e descobrimos que não podíamos fazê-lo sem ter o bendito "RG"...
Já desanimei, achando que nada dava certo pra gente, que assim perderíamos o apartamento, etc. Resolvemos então explicar a situação pra nossa senhoria e propor o pagamento de dois meses de aluguel adiantado, que seria exatamente o valor do depósito, além de 2 meses ser o período em que qualquer das partes pode desistir do aluguel. E nos comprometemos a fazer o depósito assim que nossos documentos estivessem em ordem. E felizmente ela aceitou, depois de consultar o marido. E os dois são super fofos. Ela nos recebeu com uma orquídea, bombons e um cartão de boas-vindas.
Hoje já é dia 6 de outubro, e isso não foi resolvido ainda... Nosso RG chegou mesmo depois de 3 semanas. No outro dia já fomos ao banco pro Dani abrir uma conta, pra poder receber, pois o dinheiro que tínhamos a mão pro depósito acabou sendo gasto com as compras para a casa. O cartão do banco demorou 1 semana pra chegar. Quando chegou, fomos ao banco para fazer o bendito depósito. Isso foi feito dia 1 de outubro. Agora temos que esperar os papéis ficarem prontos, o que deve demorar mais umas 2 semanas. Ainda bem que os proprietários são gente boa, e como a senhora disse, "Aqui na Noruega as pessoas confiam umas nas outras."
Nesse post tem os vídeos do ap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário