quarta-feira, 20 de abril de 2011

O que fazer no inverno?

Por mais que se tenha vontade de ficar enfurnado em casa durante o inverno, uma hora o saco enche. Ora, uma vez que não se pode evitar que o inverno chegue e seja frio, o mais sensato é aproveitar! Como assim? Bom, a cidade se prepara para o frio, então basta se vestir adequadamente, e aproveitar o que o inverno traz de bom. Por exemplo:
Esportes: esqui, patinação... pode ser bem divertido. E sem dúvida é mais legal cair esquiando ou patinando do que atravessando a rua. Não que isso tenha acontecido comigo, mas eu ouvi dizer... ;-)

Esse aí de costas é meu digníssimo esposo, mostrando toda a sua habilidade 

Até os cães participam

Eventos sazonais: Ano passado fomos ao Mercado de Natal:
Teve até showzinho. Atente para a fumaça da respiração dos caras. E deu dó do vocalista com os dedinhos pra fora...

Tomar cerveja: Porque não? Os bares até providenciam cobertor pra quem quiser ficar na área externa:

Dicas de moda Inverno subzero

É comum as pessoas dizerem que uma coisa boa do inverno é que as pessoas se vestem melhor, ficam mais elegantes. etc.etc. Concordo, quando se pensa em SP, onde o inverno se resume a uns 10 dias não seguidos de temperaturas abaixo de 15º, e podemos finalmente usar aquela bota maravilhosa, aquele casaco 7/8 comprado em Campos do Jordão, e aquele cachecol que a vó tricotou.
Eu sempre acreditei na lei da relatividade, mas aqui eu estou me tornando uma fiel fervorosa. Acontece que quando por inverno se quer dizer 5 meses de temperatura variando entre -15º e 5º, com as ruas cobertas de aproximadamente 30cm de neve, a coisa é bem diferente. O importante é manter-se quente, e você magicamente para de se preocupar se o cachecol combina com o gorro, ou com o casaco, ou com a luva, ou com o segundo par de meias...
Por experiência,  a melhor solução é a tática cebola: quanto mais camadas, melhor. Sim, porque basta entrar em qualquer lugar fechado (até mesmo no ônibus) que o aquecimento faz efeito, e aí é só "descascar". Outra dica importante é a camada externa: o último casaco, a última calça e o sapato. Eles tem a importante missão de nos isolar do ambiente externo, a saber: vento (que aqui já chegou a 40km/h) e qualquer tipo de precipitação (chuva, neve, granizo, etc...). Portanto, eles devem ser preferencialmente de material resistente e impermeável. Acredite, você não vai querer ficar com o pé molhado fazendo aquele "splash splash" dentro do sapato. Não se esqueça também do trio gorro-luva-cachecol. Eles te protegem do vento, e evitam que você perca calor. Minhocão também é importante; é daquelas coisas que você só dá a devida importância quando fica sem.
E a última dica é: cuidado com o horário. Em média leva-se o dobro do tempo para se vestir no inverno, por conta de tantos detalhes com o planejamento das camadas. Se tiver horário marcado, comece a se vestir com mais antecedência que o normal.